49-3366-1470

bvcontabil@bvcontabil.com.br

Detalhe da Notícia

Imposto de Renda – Prazo para declaração será mais curto esse ano

Notícia atualizada em 14-02-2017

Período começa no dia 2 de março e acaba no dia 28 de abril.

 

Falta menos de um mês para o início da declaração do imposto de renda. Os documentos devem ser apresentados do dia 2 de março a 28 de abril. Este prazo de entrega será mais curto que nos anos anteriores.

 

Esse ano, precisa declarar o IR de pessoa física quem recebeu a partir de R$ 2.342,65 por mês em 2016, ou na soma total dos 12 meses, a partir de R$ 28.123,91.

 

Uma das principais mudanças para o contribuinte é que agora os dependentes com 12 anos de idade deverão ter CPF para serem relacionados no imposto. A medida é para que o governo tenha ainda mais controle de fiscalização.

 

“Esse ano a idade foi reduzida para 12 anos e a própria instrução está prevendo que em 2018 essa idade será de seis anos. Portanto, o contribuinte precisa tirar o CPF para o filho com idade de 12 ou mais para que ele possa ser lançado como dependente na declaração”, explicou o contador João Gonçalo dos Santos.

 

Para evitar problemas, o especialista orienta que o contribuinte deve prestar bastante atenção nas informações prestadas à receita federal, que conta hoje com programas de dados modernos e eficientes no cruzamento de dados.

 

“A principal observação é que não esqueça de lançar nenhum rendimento porque o grande problema é que o contribuinte às vezes tem duas ou três fontes de renda e acaba esquecendo de lançar alguma delas. Isso vai gerar malha na declaração do contribuinte caso ele não informe”, destacou o contador.

Fonte: Rede Jornal Contábil